segunda-feira, 10 de março de 2008

Videogames a sério. É sério?

Bem, está dada a largada neste blog para se falar sobre videogames.

Depois de ter defendido minha dissertação de mestrado com sucesso (EEEEEEEEEEEE!) sobre o tema, finalmente me dedicarei a uma vontade antiga - tentar criar um espaço de discussão sobre jogos no Brasil que não se limite à análise de se um jogo tem ou não belos gráficos ou se vale ou não a pena comprá-lo.

Tenho uma certa intenção (melhor talvez seja pretensão) de fazer desse blog um dos pontos de encontro de interessados nos jogos digitais de modo geral ou de curiosos sobre linguagem e tecnologia.

Tentarei trazer algumas referências de um olhar analítico sobre o tema, embora não queira academizar esse espaço que - por definição - não é formal (ou, ao menos, não possui a mesma formalidade acadêmica).

Em breve vou disponibilizar minha dissertação on-line para download. Ela está em fase de revisão final para ser enviada à bliblioteca da UNICAMP. Nesse meio tempo tentarei adiantar e explicar toda e qualquer referência que eu possa fazer dela dentro deste espaço.

Em linhas gerais, posso adiantar que, nesse trabalho em específico, tentei ver como os jogos digitais podem, na interação, serem objetos de persuasão e de disseminação de pontos de vista ideológicos em específico. Ou seja, defendo que nenhum jogo é neutro, todos são marcados pelo seu contexto de produção. Assim como os textos, os partidos políticos, as propagandas, eles possuem discursos defendendo pontos de vista (e fazem isso através de mecanismos bem particulares).

Mas quem se interessar a fundo pode, em breve, baixar a dissertação. :D

Sejam bem vindos!

Um comentário:

Gustavo Nogueira disse...

Seria possível você me passar seu contato? Também sou da UNICAMP e tenho realizado trabalhos na area dos jogos eletronicos (digitais? rs), mas sou estudante de graduação pela FEF (quinto ano). Gostaria muito de poder debater sobre algumas questões em um futuro próximo.

Abraços, Gustavo Nogueira